O canto indígena parixara como ferramenta pedagógica para a revitalização de língua materna

Autores

  • Jucicleide Pereira Mendonça dos Santos Doutoranda pelo Programa e Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pertencente ao povo Wapichana, Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Palavras-chave:

Parixara, Cantos Indígenas, Educação Escolar Indígena, Língua Wapichana

Resumo

A música indígena tem suscitado diferentes tipos de investigação. Os saberes contidos nos versos dos cantos acessam conhecimentos que atravessaram séculos de existência, repassados pelos avós e pais para as gerações mais jovens. Com os ataques ocorridos contra os povos tradicionais, os cantares foram um dos mais atingidos, chegando em certas localidades a quase ou total extinção. O povo Wapichana que vivia mais próximo da cidade foi um dos mais afetados. Contudo, os Wapichanas têm buscado vivenciar as suas origens e o uso do repertório indígena tem sido recorrente nas aulas de língua materna. Nos propomos a compreender como a prática do canto parixara, na sala de aula pode contribuir para a revitalização da língua indígena. A pesquisa de campo ocorreu na Comunidade Canauanim em Roraima-Brasil. O estudo foi realizado com um professor de língua wapichana, que ministra aula para crianças estudantes na Escola Indígena Tuxaua Luiz Cadete. Como resultado desta investigação compreendeu-se a importância de métodos que consideram a musicalidade de cantos indígenas em sequências didáticas em uma socialização em amplitude para a comunidade e colaborando para uma reflexão constante sobre a Educação Escolar Indígena.

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Publicado

2024-01-25 — Atualizado em 2024-01-26

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